Programação nos Estados

 

Piauí

 

26/10 - Teresina

Abertura da Semana Nacional de Combate ao AVC em Teresina-PI

A 6ª edição da Semana de Combate ao AVC no Piauí foi iniciada nesta segunda-feira (26). Realizada pela Associação Reabilitar, organização social sem fins lucrativos, através do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e o Projeto Pense Bem AVC. A abertura do evento ocorreu no Centro de Diagnóstico do Ceir e na UBS do Poty Velho.

O evento no CEIR contou com a presença do governador Wellington Dias; do secretário estadual de Saúde, Francisco Costa; do titular da Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), Mauro Eduardo; e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Francisco Guedes, além de pacientes do Ceir, estudantes da área da Saúde e de diversos profissionais que atuam no Centro.

Durante seu discurso, o governador Wellington Dias citou casos de pessoas próximas que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame, e alertou para a importância da prevenção. “Perdi pessoas da minha família, como meus avôs paternos e minha avó materna, além de amigos, como a Francisca Trindade. Vim aqui hoje para somar à campanha e dizer: ‘Eu me importo’! Quero que o povo do Piauí possa viver mais”, afirmou Wellington Dias.

Para o presidente voluntário da Associação Reabilitar e coordenador do Projeto Pense Bem AVC, Benjamim Pessoa Vale, “a nossa principal função é preservar a vida do indivíduo, por isso, é de vital importância que a população tenha acesso às informações sobre o AVC. Como prevenir as causas, como identificar e como agir. É preciso trabalhar para a diminuição dos fatores de risco, como as doenças sistêmicas. Isso requer informação, mudança de hábitos e tratamento adequado”, diz Benjamim Pessoa.

Durante a cerimônia, profissionais de saúde realizaram procedimentos preventivos, como aferição de pressão arterial, medida de peso, altura e cintura, cálculo do índice da massa corporal e conversaram com os atendidos sobre os fatores de risco associados ao AVC.

No bairro Poty Velho, entre as atividades realizadas, uma peça teatral foi encenada por estudantes de Enfermagem sobre como agir e não agir diante de uma pessoa tendo um AVC. Além disso, foram ofertados serviços gratuitos de saúde preventivos à doença, orientações sobre o tema e distribuição de material informativo.

A Semana Nacional de Combate ao AVC acontece até o dia 30 de outubro, em diversos pontos da cidade, e também nos municípios de Madeiro e Luzilândia, no interior do Estado. Haverá palestras sobre o AVC e atendimentos de saúde oferecidos gratuitamente à população.

Mary Ângela Canuto
Mestre em Enfermagem - UFPI
Especialista em Saúde Pública
Enfermeira do Projeto Pense Bem/PI